sexta-feira, 12 de novembro de 2010

1 - livro que mais gostei


1984 não deveria estar nesta lista - não porque é hors concours, mas porque não é obra literária. Se George fosse Jorge e Orwell fosse Hórvel, e Eric Arthur Blair brasileiro e do sexo feminino, chamar-se-ia Mãe Dináh. Caso nascesse homem no Brasil: Pai Jorge. 

Mas ninguém leva a sério jogadores de búzios e tarô. Então, Pai Jorge, quando teve a premonição, resolveu transformar sua viagem ao futuro em romance. Assim seria respeitado, e não tratado como charlatão. Tornou-se, portanto, o autor do melhor livro de todos os tempos – todos os tempos que passaram e virão -, melhor livro que existe, existiu ou existirá. 

Já Nostradamus, que preferiu ser profeta a escritor, será eternizado na memória popular como mero louco, um Valter Mercado arcaico. Em 2012, quando todos reconhecerem sua sanidade, será tarde. A terceira grande guerra já terá eclodido e só as baratas restarão.

Jorge Hórvel nasceu na Índia, teve pais ingleses que chamaram-no de Eric Arthur Blair. Eric Arthur Blair nasceu vidente, mas queria ser escritor. Transformou-se em George Orwell e escreveu 1984.
  

Nenhum comentário: